SWISSNEX
Local: Avenida Paulista, Bela
Vista, São Paulo
Tipo: Escritório
Área construída: 69 m²
Ano de Projeto: 2016
Conclusão da Obra: 2016
Projeto de Arquitetura: Lorenz Meili, Giuliana Martini (autores), Carolina Braz, Aline Ferrari (colaboradores)
Construção: Diferencial
Construções e Empreendimentos Ltda.
Marcenaria: Jorlando Alves
Iluminação: Reka
Mobiliário Especial: Securit, Riccó e Fernando Jaeger
Piso: Forbo Pisos
Fotos: Vivi Spaco
Divulgação:
Localizado na Av. Paulista, o conjunto comercial de aproximadamente 69m², abriga hoje as novas instalações da Swissnex Brazil, uma empresa que une colaboradores com diferentes áreas de conhecimentos e ideias.
Em nossas conversas com os envolvidos no empreendimento percebemos a importância de concebermos um escritório multiuso, que se adequasse bem à forma de trabalho dinâmica da equipe da Swissnex e parceiros.
Desenvolvemos então os estudos nos baseando no conceito da flexibilidade dos espaços, de maneira a permitir vários usos e layouts, buscando atender as demandas e necessidades atuais, assim como cenários e situações que surgirão no futuro.
Três itens foram os fundamentos do projeto: a especificação de um mobiliário adequado, uma iluminação que funcionasse para vários layouts e uma rede de dados e elétrica que permitisse a flexibilidade desejada. O mobiliário é multiuso, leve e tem uma linguagem única (de acordo com identidade visual da empresa). A iluminação é simples, bem distribuída e possível de ser controlada em grupos e áreas. E por último, as instalações técnicas pensadas de forma a não limitar o uso do espaço, possibilitando os layouts diversos, concebidas em conjunto com a arquitetura de interiores.
As principais intervenções feitas foram: substituição do equipamento de ar-condicionado, adequação das áreas molhadas e copa, instalação de uma nova rede de dados e elétrica, um sistema de iluminação bem dimensionado e a substituição de todos os revestimentos. O antigo carpete deu lugar a um piso vinílico, mais moderno e prático para o dia a dia. O pilar retangular existente, pintado de preto lousa, permite que as ideias sejam anotadas de forma despojada. O grande armário feito sob medida, foi especialmente desenhado para abrigar impressoras e demais equipamentos de apoio e arquivos de trabalho em papel. Suas portas de correr brancas servem também como telas para projeções em dias de palestras e eventos, devido a suas grandes dimensões. Desenhamos também a estante sob a janela, em compensado folhado de madeira Curupixá, usada para apoio dos livros e folhetos que divulgam o trabalho feito pela empresa. Além disso, especificamos todo o novo mobiliário, de forma que atendesse as expectativas de flexibilidade do layout.